#EstudoEmCasa | Aulas televisivas | DGE | 2020/2021
3 de Fevereiro, 2021
Mais uma vez torna-se necessário este desafio que já experimentámos o ano letivo anterior, aulas em casa.
Acompanhem aqui as aulas #EstudoEmCasa | Aulas televisivas | DGE | 2020/2021 dos vossos filhos, por ciclo e organizem assim o dia com os vossos horários em paralelo com o plano dos Professores.
Porque nem sempre podemos ter a televisão ligada porque o Pai está em teletrabalho, ou nos atrasamos e não apanhamos o início, ou perdemos aquele bocadinho porque a mana mais nova estava a chorar.
Assim podemos ver, repetir, voltar atrás e organizarmo-nos melhor. Porque agora já temos mais experiência, vamos fazer com que resulte!
O Ministério da Educação, em parceria com a RTP, relança durante o mês de outubro o #EstudoEmCasa, após o reconhecimento por toda a comunidade educativa da mais-valia e do impacto deste recurso. No último trimestre letivo, este recurso demonstrou ser fundamental no acompanhamento das atividades dos alunos, na altura em situação de confinamento, tendo colhido a atenção da comunidade lusófona para além-fronteiras. A universalidade do acesso ao #EstudoEmCasa permitiu que, mesmo os alunos mais isolados pudessem aceder a conteúdos educativos relevantes no desenvolvimento das suas aprendizagens em qualquer parte do território nacional, o que veio a ser complementado pela RTP Play e pela página eletrónica https://estudoemcasa.dge.mec.pt/.
Esta ferramenta educativa ( #EstudoEmCasa | Aulas televisivas | DGE | 2020/2021) não visa substituir a escola, uma vez que, nesta fase, o foco está em garantir o regresso e a manutenção em segurança dos alunos ao ensino presencial, processo que está a ser desenvolvido em cada estabelecimento de ensino com o acompanhamento das autoridades locais e de saúde, em estreita articulação com as famílias (a acontecer o ensino a distância, este será limitado quer no tempo, quer no espaço, quer nas circunstâncias que o determinam, em prol do bem-estar dos alunos e da profícua realização das suas aprendizagens). Na verdade, o #EstudoEmCasa 2020/2021 tem como objetivo manter a escola próxima de todos/as, implicando uma articulação com o trabalho desenvolvido ou a desenvolver pelos docentes de cada uma das escolas. Assim, independentemente de se preservar o ensino presencial como modalidade de ensino privilegiada, estes conteúdos televisivos serão um apoio para os alunos que estiverem em casa, bem como um recurso para todos aqueles que queiram aceder a um conjunto de blocos pedagógicos e até como ferramenta pedagógica para os professores em ensino presencial.
Um desafio que precisa de todas as ferramentas disponíveis!
Aulas #EstudoEmCasa (Canal Memória)
Conteúdos de apoio às aulas por Ciclo
O #EstudoEmCasa 2020/2021 apresenta algumas novidades relativamente ao anterior modelo.
O Ministério da Educação, em parceria com a RTP, relançou, no presente ano letivo, o #EstudoEmCasa, após o reconhecimento por toda a comunidade educativa da mais-valia e do impacto deste recurso. No ano letivo transato, este recurso demonstrou ser fundamental no acompanhamento das atividades dos alunos, na altura também em situação de confinamento, tendo colhido a atenção da comunidade lusófona para além-fronteiras. A universalidade do acesso ao #EstudoEmCasa permitiu que, mesmo os alunos mais isolados pudessem aceder a conteúdos educativos relevantes no desenvolvimento das suas aprendizagens em qualquer parte do território nacional, o que veio a ser complementado pela RTP Play e pela página eletrónica https://estudoemcasa.dge.mec.pt/.
Atualmente, o #EstudoEmCasa | Aulas televisivas | DGE | 2020/2021 mantém como objetivo promover uma escola próxima de todos, implicando uma articulação com o trabalho desenvolvido ou a desenvolver pelos docentes de cada uma das escolas. Estes conteúdos televisivos são um apoio para os alunos que estão em casa sem outra forma de conetividade digital, bem como um recurso para todos aqueles que queiram aceder a um conjunto de blocos pedagógicos e até como ferramenta pedagógica para os professores em ensino a distância.
O #EstudoEmCasa 2020/2021 apresenta algumas novidades relativamente ao anterior modelo. Foi criada uma equipa de coordenação e uma equipa específica para o seu desenvolvimento com mais de 40 professores, técnicos especializados e 5 intérpretes de língua gestual portuguesa.
Esta nova fase pauta-se pela criação de duas grandes áreas: Ensino Básico e Ensino Secundário.
O Ensino Básico acompanha o calendário escolar definido pelo Ministério da Educação. Os conteúdos diários têm tempo limitado, em blocos de cerca de 30 minutos, num total de 75 blocos semanais, cumprindo-se a maior parte das componentes curriculares, organizadas disciplinar e interdisciplinarmente. Estas transmissões ocupam a grelha do Canal RTP Memória das 09:00h às 16:30h, com conteúdos que fazem parte das Aprendizagens Essenciais. Tal como no ano anterior, os blocos da manhã são dedicados aos 1.º e 2.º ciclos e os da tarde ao 3.º ciclo, fazendo geralmente a disciplina de Português Língua não Materna a transição entre os dois turnos. É de destacar a autonomização do 1.º e do 2.º anos, decorrente da necessidade de adequação às especificidades deste início de ciclo, marcado pela aquisição da escrita e da leitura, fator que condiciona inevitavelmente a metodologia a adotar, sendo evidente no 1.º ano a preponderância do domínio da oralidade, por exemplo, em atividades de compreensão, como forma de preparação para futuras atividades de compreensão da escrita.
O #EstudoEmCasa 2020/2021 para o Ensino Básico vai ser transmitido nos seguintes canais:
- TDT – posição 7
- MEO – posição 100
- NOS – posição 19
- Vodafone – posição 17
- Nowo – posição 13
Está igualmente disponível em:
- https://www.rtp.pt/estudoemcasa (emissão de cada dia on demand e módulos individualizados);
- Página eletrónica - https://estudoemcasa.dge.mec.pt/;
- App #EstudoEmCasa
Com a vontade de acolher todos os alunos neste projeto, o #EstudoEmCasa 2020/2021 contempla também o alargamento ao Ensino Secundário. Esta modalidade estrutura-se em 75 blocos semanais, organizados em sequências temáticas, que podem ser abordados sequencial ou isoladamente, ficando acessíveis na RTP Play e na página eletrónica da Direção-Geral da Educação: https://estudoemcasa.dge.mec.pt/. Assim, estes blocos podem ser utilizados como reforço das aprendizagens num contexto síncrono e/ou assíncrono, quer para o trabalho autónomo dos alunos, quer para o enriquecimento dos recursos didáticos dos professores. Os conteúdos diários têm tempo limitado, em blocos de cerca de 30 minutos, cumprindo-se a maior parte das componentes curriculares dos cursos científico-humanísticos (do 10.º ao 12.º ano) e dos cursos profissionais (do 1.º ao 3.º ano).
Comum a todos os níveis de ensino, a introdução do novo bloco de “Organização do Trabalho Autónomo” provém da consciência da necessidade de desenvolver nos alunos formas de autorregulação e de aprofundamento das aprendizagens, indo, assim, ao encontro da progressiva evolução da área de competências de “Desenvolvimento pessoal e autonomia”, preconizada no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
#EstudoEmCasa, as perguntas essenciais.
1. O que é o #EstudoEmCasa 2020/2021?
No último trimestre letivo, o #EstudoEmCasa demonstrou ser fundamental no acompanhamento das atividades dos alunos, na altura em situação de confinamento, tendo mesmo colhido a atenção da comunidade lusófona para além-fronteiras.
Neste ano letivo, o #EstudoEmCasa reestruturou-se enquanto recurso de apoio ao processo de ensino-aprendizagem, por forma a disponibilizar aos alunos e aos professores blocos pedagógicos, em conformidade com as Aprendizagens Essenciais.
2. A quem se destina o #EstudoEmCasa 2020/2021?
Destina-se a todos os alunos e professores do Ensino Básico, que, independentemente de se encontrarem em situação presencial ou a distância, desejem recorrer a esta ferramenta no seu processo de ensino-aprendizagem. Também está previsto o alargamento desta medida ao Ensino Secundário, a qual será organizada em blocos temáticos, que podem ser abordados sequencial ou isoladamente. Estes blocos estarão acessíveis apenas na RTP Play.
3. Como estão organizados estes blocos pedagógicos?
Os recursos constituem-se em sessões de cerca de 30 minutos, organizados por blocos agregados para vários anos (1.° ano; 2.° ano; 3.° e 4.° anos; 5.° e 6.° anos; 7.° e 8.° anos; e 9.° ano), blocos comuns e recursos para PLNM, do 1.° ao 9.° ano, conforme visível na grelha horária disponível em https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/horarios. Esta reedição do #Estudo em Casa 20-21 pauta-se por algumas características diferentes do modelo anterior, das quais se destaca a autonomização do 1º e 2º anos e o bloco de “Organização do Trabalho Autónomo”.
4. A grelha disponível no #EstudoEmCasa contém todas as aulas e disciplinas de cada ano de escolaridade?
Não. O #EstudoEmCasa 20-21 constitui-se como uma ferramenta para complementar o trabalho dos professores com os seus alunos e consolidar as aprendizagens por parte dos alunos. Caso se verifique uma situação de confinamento, o trabalho a desenvolver pelo professor deverá contemplar, aprofundar e consolidar a totalidade das disciplinas de cada matriz e especificidade dos alunos. Relativamente ao modelo anterior, o #EstudoEm Casa abrange mais áreas disciplinares/disciplinas cumprindo-se a maior parte das componentes curriculares, organizadas disciplinar e interdisciplinarmente. Esta grelha garante que alunos em diferentes anos escolares podem aceder a conteúdos numa mesma televisão ou num mesmo dispositivo eletrónico.
5. Quais são os canais para assistir às emissões #EstudoEmCasa | Aulas televisivas | DGE | 2020/2021?
Os conteúdos do #EstudoEmCasa são transmitidos através dos canais:
- RTP Memória
- TDT – posição 7
- MEO – posição 100
- NOS – posição 18
- Vodafone – posição 17
- Nowo – posição 13
- https://www.rtp.pt/estudoemcasa
(emissão de cada dia on demand e módulos individualizados)
6. Quando se iniciam as emissões do #EstudoEmCasa?
As emissões do #EstudoEmCasa, para o Ensino Básico, iniciam-se na segunda-feira, dia 19 de outubro, e decorrem de segunda-feira a sexta-feira, das 9:00 às 17:00h, acompanhando o calendário escolar definido pelo Ministério da Educação.
O início do Ensino Secundário será comunicado oportunamente.
7. Onde pode ser obtida informação adicional para identificação dos blocos pedagógicos e das sugestões de atividades?
Em articulação com as emissões televisivas, a Direção-Geral da Educação disponibiliza o site https://estudoemcasa.dge.mec.pt, no qual ficarão disponíveis, por anos e disciplinas, a identificação das aulas, as Aprendizagens Essenciais trabalhadas em cada um dos blocos educativos.
8. O #EstudoEmCasa 2020/2021 constitui-se como uma forma de ensino autónomo para os alunos?
Não, os conteúdos apresentados e os recursos disponibilizados neste espaço não substituem os professores. É de salientar que neste momento o foco está em garantir o regresso e a manutenção em segurança dos alunos ao ensino presencial, processo que está a ser desenvolvido em cada estabelecimento de ensino com o acompanhamento das autoridades locais e de saúde, em estreita articulação com as famílias. Neste sentido, a acontecer o ensino a distância, este será limitado quer no tempo, quer no espaço, quer nas circunstâncias que o determinam, em prol do bem-estar dos alunos e da profícua realização das aprendizagens. A acontecer pontualmente a situação de ensino a distância, os alunos continuam a pertencer às suas turmas de origem, sendo os professores titulares e os diretores de turma os primeiros responsáveis pelo seu acompanhamento e pela sua avaliação formativa e sumativa. Os professores titulares e diretores de turma assegurarão um contacto regular com os alunos pelos meios disponíveis, zelando pelo seu bem-estar e acompanhando o desenvolvimento das suas aprendizagens, em interação com os outros professores de turma. Devem prever-se formas de os alunos sem conectividade e/ou equipamento informático manterem contacto com os professores, através do envio de mensagens, de textos coletivos ou de qualquer outro meio de combate ao isolamento social.
9. Os recursos educativos disponibilizados dispensam a intervenção dos professores?
Não. A cada aluno que, em situação de confinamento, recebe conteúdos exclusivamente pela televisão deve ser atribuído um professor mentor, responsável pelo estabelecimento de contacto, individualmente e em parceria com outras entidades da comunidade. Este contacto visa o acompanhamento das tarefas em curso, a verificação de que os alunos estão a assistir às emissões e que desenvolvem outras atividades propostas pela escola. Os professores mentores, mobilizados a partir dos recursos existentes nas escolas, em particular dos professores com experiência no Apoio Tutorial Específico, são coadjuvantes dos professores titulares e diretores de turma, não se lhes substituindo na função de responsáveis pelo ensino e avaliação.
10. No #EstudoEmCasa 2020/2021 estão previstas medidas para os alunos com necessidades específicas de aprendizagem?
O desenvolvimento das aprendizagens destes alunos deve ser motivo de especial acompanhamento e monitorização pela Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva.
Os Blocos #EstudoEmCasa emitidos terão interpretação em Língua Gestual Portuguesa, mas este recurso adicional não substitui o trabalho que as escolas terão de fazer com os seus alunos surdos, quer ao nível da disciplina de LGP, quer no apoio à aprendizagem dos restantes conteúdos. Sensíveis às questões colocadas por várias entidades e encarregados de educação, sobre a dimensão da janela a disponibilizar para a interpretação gestual, procedeu-se ao seu aumento, dentro dos limites do equilíbrio possível entre o visionamento do ecrã e a dimensão inicialmente prevista.
A disciplina de língua gestual portuguesa (LGP) continuará a ser lecionada nos termos definidos pelas escolas de referência para o ensino bilingue.
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