Teatro e Marionetas de Mandrágora | Mundo de Cartão

12 de Fevereiro, 2021

Oficina gratuita "Mundo de Cartão" - Escola da Marioneta | Teatro e Marionetas de Mandrágora.

Mundo de Cartão – Escola da Marioneta
“Oficina de criação de marioneta em cartão reutilizado” por Teatro e Marionetas de Mandrágora

Teatro e Marionetas de Mandrágora | Mundo de Cartão – Escola da Marioneta “O desafio desta oficina é criar uma marioneta usando como material, os desperdícios do quotidiano. Estas marionetas são manipuladas por baixo onde uma mão movimenta a figura e cabeça enquanto a outra mão controla os braços da marioneta com recurso a varas.”

Fonte | Canal de Youtube do Teatro e Marionetas de Mandrágora

Pimpo teatro e marionetas de Mandrágora Mundo de cartão

A oficina está disponível no canal Youtube do Teatro e Marionetas de Mandrágora.

Link directo » https://youtu.be/FX8iVwEXvPk

CANAL YOUTUBE » https://www.youtube.com/c/MarionetasMandragora
FACEBOOK » https://www.facebook.com/marionetas.mandragora/videos/

Teatro e Marionetas de Mandrágora

"O Teatro e Marionetas de Mandrágora é uma companhia profissional de teatro de marionetas com direção artística de Clara Ribeiro e Filipa Mesquita e direção plástica de enVide neFelibata.

A Companhia foi fundada a 2 de abril de 2002. Na simbiose de uma linguagem simbólica que conjuga o património e o legado tradicional com o pensamento e a dinâmica da sociedade contemporânea, num diálogo nem sempre pacífico surge um elemento fundamental, a marioneta. Este elemento apoia-nos na procura de uma identidade cultural própria.

Objectivo

O nosso objetivo é o de descobrir as potencialidades estéticas, plásticas, cénicas e dramáticas da marioneta em si mesma, como em relação com o ator e nessa descoberta explorar a dramaturgia que nos caracteriza: a de explorar a cultura, a crença e a lenda aliada à urbe, à exploração tecnológica e à velocidade da aldeia global.

Público

Ao longo do nosso percurso artístico têm sido diversas as propostas quer nos públicos; adulto, jovem, escolar e familiar; quer na formação de base ou especializada.

Uma das nossas grandes apostas é a digressão nacional e internacional dos projetos. Descentralização, trabalho comunitário, criação em parceria e a valorização social e inclusiva são preocupações preponderantes no nosso quotidiano."

Pimpo-Casa-Branca-Gramido Direitos de imagem Casa Branca de Gramido

Espaço

"Sendo a formação uma forte componente da atividade do Teatro e Marionetas de Mandrágora, tornou-se inevitável a criação de um espaço dedicado à formação e ao apoio na formação. O seu objetivo principal é o de dotar os mais variados públicos de recursos teóricos e práticos para lidarem com o teatro de marionetas de um modo mais consciente.

Não existindo em Portugal um espaço dedicado à formação específica desta área, a Escola da Marioneta permite a criação de um local de aprendizagem e partilha de conhecimento. Criou-se portanto um espaço de potencialidades na formação e na educação de públicos numa vertente teatral que carece ainda de formação teórica e prática.

Os elementos da Companhia possuem uma forte formação em expressão dramática e plástica. Tal reflete-se na diversidade nas oficinas que a mesma disponibiliza ao público. É através destas atividades que a Companhia tem introduzindo o teatro de marionetas na comunidade, angariando assim públicos mais vastos e motivando-os a conhecerem esta fascinante arte."Como no site do Teatro e Marionetas de Mandrágora.

Não se esqueçam de visitar o site www.marionetasmandragora.pt para verem a agenda e o trabalho que fizeram, fazem e hão de fazer!

Mãos à obra!

Subscreva a newsletter da PIMPO

Receba semanalmente no seu e-mail uma seleção de atividades da PIMPO.

Não enviamos spam, poderá cancelar a newsletter a qualquer momento.