Hoje vamos espreitar… A Capela Sistina

4 de Abril, 2020

Hoje visitamos um dos tectos mais famosos do mundo, a Capela Sistina, na Cidade do Vaticano em Itália.

Hoje vamos espreitar… A Capela Sistina. Construída na década de 1470 sob o papa Sixtus IV, de quem leva o nome, a Capela Sistina é mais do que apenas o destino turístico mais popular da Cidade do Vaticano. De facto, serve uma função religiosa crucial. A partir de 1492, o simples edifício de tijolos recebeu vários conclaves papais, durante os quais os cardeais se reúnem para votar em um novo papa. Uma chaminé especial no telhado da capela transmite os resultados do conclave, o fumo branco indicando a eleição de um papa e o fumo negro sinaliza que nenhum candidato ainda recebeu a maioria de dois terços.

Hoje vamos espreitar… A Capela Sistina

No projecto, construído com a supervisão de Giovannino de Dolci entre 1473 e 1484, emprestaram seus dons: Perugino, Botticelli, Ghirlandaio, Rosselli, Signorelli, Pinturicchio, Piero di Cosimo, Bartolomeo della Gatta, Rafael. Coroando este festival, alguns anos depois, um dos maiores génios artísticos de todos os tempos: Michelangelo Buonarroti.

Michelangelo ficou chocado e intimidado com a escala da comissão  que lhe foi entregue e sabe-se que ele preferiria recusar. Ele sentiu que era mais um escultor do que um pintor. Possivelmente a comissão foi-lhe atribuida de propósito, porque o seu rival Raphael tinha certeza de que Michelangelo falharia e que isso destruiria sua carreira. Michelangelo estava ocupado com o trabalho no Túmulo de mármore do papa Júlio II.

Michelangelo construiu um andaime idealizado por ele. Criou uma plataforma plana de madeira sobre suportes construídos a partir de buracos na parede, perto do topo das janelas. Ao contrário do que se diz, o artista pintava de pé. Ele até escreveu um poema sobre quão dura era a tarefa:

“A minha barba fica virada para o céu,
a minha nuca cai,

Seguro à minha coluna: meu osso do peito visível

cresce como uma harpa: um lindo bordado

Enorme meu rosto com gotas de pincel grosso e fino.”

A zona que achamos mais bonita é a do pai de David, conseguem descobri-la?

Boa visita!

Subscreva a newsletter da PIMPO

Receba semanalmente no seu e-mail uma seleção de atividades da PIMPO.

Não enviamos spam, poderá cancelar a newsletter a qualquer momento.