Dia da Criança
1 de Junho, 2020
Uma mão cheia de boas ideias para hoje, para construir memórias felizes!
Parabéns, parabéns, parabéns!!! Hoje é dia das Crianças grandes, das crianças pequenas, das que dão gargalhadas sonoras e das que riem baixinho, das que gostam de chocolates e das que gostam de limão, das que vestem amarelo e das que calçam verde, das que adoram bróculos ( juro que há ) e dos que evitam salame de chocolate, das que adoram tocar tambor e das que amam fazer plasticina, de todas, todinhas!
Juntámos um saco grande de prendas para todas as crianças, para fazerem hoje ou irem fazendo ao longo da semana, do mês! Para conseguir enganar a “sozinhês” do momento, mais de uma mão cheia de boas ideias para fazer, são ideias para ser mais feliz!

A Zero em Comportamento junta-se à TEIA19 com um programa especialmente pensado para os mais pequenos com um programa de Filminhos para Bebés (compreendido entre 1 e os 3 anos) de pequena duração e ficará disponível na plataforma da TEIA19 no dia 1 de Junho, assinalando o Dia Mundial da Criança.

Salinha do Teatro Nacional D.Maria II
Desde Março que o Teatro D. Maria II estreia espectáculos no site gratuitos todas as semanas. Assim como para o público adulto, criou uma Sala, a Salinha on-line com o intuito de chegar também ao público mais novo, onde estão a partilhar vídeos todos os sábados e domingos. Em família ou sozinhos, muitas histórias e contos infantis. As crianças entre 3 e 8 anos assim como as suas famílias vão poder ver novos vídeos de histórias interpretados por actores.
Às 11h ao Sábado e Domingo e sempre a partir daí para ver ou rever!
“A partir das suas casas, vários actores vão dar corpo e voz a dezenas de histórias infantis”, lê-se em nota informativa sobre esta nova iniciativa do D. Maria II, que se estreia já este sábado com a história A grande viagem do pequeno Mi, de Sandro William Junqueira, interpretada por Luís Godinho.”

O que é que a ópera tem? Teatro Nacional de São Carlos
“O Teatro Nacional de São Carlos, no âmbito da sua missão estratégica de promoção e alargamento de públicos e reforçando o seu serviço educativo para os mais novos, vai levar a cabo um projecto para crianças dos 6 aos 12 anos de divulgação da Ópera, do Teatro Nacional de São Carlos e da sua Orquestra e Coro.
Esta série infantil tem por nome “O que é que a ópera tem?” semanal de episódios sobre o seu Teatro, a Orquestra Sinfónica Portuguesa e o Coro do Teatro Nacional de São Carlos e, mais genericamente, sobre o universo da ópera e da música clássica.
Vicente (6 anos), Francisca (7 anos) e Marta (10 anos) são três amigos que em tempo de pandemia não deixam de conversar e brincar, mas agora através da internet, vão viajar nos meandros do único Teatro de Ópera do país.”
O que é que a ópera tem?
Todas as segundas-feiras, às 12h, e claro neste Dia da Criança também!
Poderá ver todas as informações no site, no Facebook e no Instagram.

Pavilhão do Conhecimento
Tocar uma harpa sem cordas, ver um carro de rodas quadradas ou abrir uma arca do tesouro… Sim é possível, mesmo à distância! Para visitar o Pavilhão do Conhecimento só há um requisito: ser curioso! Aceite os diferentes desafios numa visita virtual interactiva a este centro de ciência e tecnologia e deixe-se guiar pelo conhecimento.
Agora é possível visitar o Pavilhão do Conhecimento… em casa!
Ver a exposição Puumm, ver a grande sala de experiências, um carro que se move sobre rodas quadradas e o grande laboratório Dóing!

A Câmara Municipal de Torres Vedras criou, para nos ajudar a manter a cultura viva em nós e na nossa vida, o Programa Emergência Cultural Torres Vedras 2020
Inspirado pelo espetáculo Boliloc de Philippe Genty criámos estas marionetas híbridas: metade objeto, metade marionetista.

“As crianças nunca se cansam de aprender, aprendem com as flores, aprendem com as formigas, com os caracóis, com a música, com o chão de terra e de pedras, mas principalmente com as histórias, porque nas histórias cabe isso tudo e muito mais.

“O Principe Nabo”
“A RIBO – Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Oeste irá assinalar digitalmente a efeméride, com a transmissão via YouTube da peça “O Príncipe Nabo “, numa encenação da Atrapalharte.
Para assistirem à peça, os interessados apenas terão de clicar no link que será disponibilizado nas redes sociais (sites, páginas FB…) das Bibliotecas e Municípios pertencentes à RIBO, bem como na página da própria RIBO e no portal da OesteCIM.
O link poderá ser acedido em três momentos ao longo do dia 1 de junho: às 10h00, 11h30 e 14h30. É só escolherem a melhor hora para vós!
A peça é baseada na obra “O Príncipe Nabo”, de Ilse Losa, livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 5.º ano de escolaridade.”
A RIBO – Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Oeste é constituída pelas bibliotecas municipais de Alenquer, Alcobaça, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.
Agora vão e divirtam-se muito, criem memórias felizes!
Subscreva a newsletter da PIMPO
Receba semanalmente no seu e-mail uma seleção de atividades da PIMPO.
Não enviamos spam, poderá cancelar a newsletter a qualquer momento.