Calendários de Advento

25 de Novembro, 2020

Este ano proporciona-se fazermos um Calendário de Advento, as saídas são menos, as actividades também. Mas nós temos a solução para isso, ou melhor, temos 25 soluções! A Pimpo vai fazer um Calendário de Advento online e desafia-vos a fazerem o vosso também aí em casa!

Por aqui por casa todos os anos fazemos um Calendário de Advento.

A magia de abrir uma janelinha, ou pacotinho todos os dias faz parte da nossa tradição familiar. Claro que o resultado e tipo de Calendário é sempre ditado pelo tempo disponível e o material que encontramos nas gavetas mágicas de material para actividades, depois há a saga de escolher um tipo de Calendário e aí sabemos, é um universo.

A decoração é nossa e só nossa, nunca seguimos as instruções na íntegra de um Calendário, à excepção de um de casinhas que fomos buscar ao site da Sofia (Mundo de Sofia).

Porque sabemos que quando se trata de imaginação e crianças, seguir tudo à risca não é uma opção, decidimos dar ideias e não passo-a-passos.

Alguma história acerca do Calendário de Advento. No início a contagem era feita regressivamente como acender de velas. O primeiro Calendário de Advento manufaturado conhecido data de 1851. Por volta de 1900 um senhor chamado Lang que o fez com 24 figuras coloridas e posteriormente com janelinhas, nascia o “moderno” Calendário de Advento!

Pimpo-Calendario-advento-03

O nosso primeiro Calendário. Bastou fazer uns saquinhos com papel de embrulho atados com uma fitinha, desenhámos o número num papel de base de bolo (doillie) e colámos na parte da frente. Pendurámos os 25 saquinhos num fio com mini molas e depois na nossa lareira.

Pimpo-Calendario-advento-01

Neste caso utilizámos saquinhos de papel de pão. Fizemos com arame uma circunferência que fechámos com fita cola. Atámos todos os saquinhos à volta em jeito de Coroa de Natal e atámos uma fita bonita de xadrês encarnado para podermos pendurar. Claro que todos os saquinhos tinham uma actividade para fazer ou um chocolatinho!

Pimpo-Calendario-advento-02

Com um pauzinho chinês (Hashi) cordão e vários papéis que coordenem entre si podemos fazer um Calendário de Advento parecido com este nosso.

Um belo aliado é o papel kraft ou o papel pardo, que sendo tão neutro vai tão bem com a maioria dos papéis. Vários envelopes de vários tamanhos e feitios, pendurar no pauzinho com cordão de uma ou várias cores e já está!

Pimpo-Calendario-advento-04

Este Calendário de Advento é da Sofia Cotrim, foi um sucesso cá em casa! Foi um dos temas num episódio do seu programa "O mundo de Sofia" e agora está disponível no seu site! Aqui! Dêem uma espreitadela, tem ideias e soluções fantásticas!

Algumas ideias para preencher o vosso Calendário de Advento: passatempos, actividades e culinária, haverá surpresas para todos os gostos e sempre em segurança! Fazer bolachinhas, ir ver as luzes de Natal, embrulhar os presentes, montar a àrvore e Presépio, doar brinquedos lá de casa com a ajuda das crianças, fazer um centro de Natal, fotografias de família para enviar à família, decorar uma camisola de Natal, fazer postais e tantas outras coisas complementads com alguns chocolatinhos!!!

Aproveitamos para anunciar que a partir de 1 de Dezembro aqui no site Pimpo vão abrir diariamente o nosso Calendário de Advento, para miúdos e graúdos.
Vai ser uma maneira de remotamente estarmos todos (família e amigos) em sintonia, a partilhar um Calendário de Advento, em segurança. Será muito giro ver famílias a trocarem os resultados de alguns desafios.

Até lá construam o vosso, deixamos uma lista de propostas para poderem preencher cada dia com uma tarefa, actividades diferente!

Ideias no ar... Mãos à obra!!!

Subscreva a newsletter da PIMPO

Receba semanalmente no seu e-mail uma seleção de atividades da PIMPO.

Não enviamos spam, poderá cancelar a newsletter a qualquer momento.