Agradecer a quem cuida de nós
3 de Dezembro, 2020
Hoje é dia de agradecer! A quem cuida, toma conta, a quem se lembra de nós.
Por vezes as pessoas a quem devemos agradecer por cuidarem de nós e dos nossos parecem invisíveis, já nos habituámos a vê-las quando precisamos e elas fazem o seu bem e voltam à sua invisibilidade! Agradecer a quem cuida de nós!
A Educadora dos nossos filhos, a Enfermeira que esteve mais um pouco a tentar convencer meigamente o nosso pai que beber àgua e fazer a medicação a horas é muito importante, a funcionária do lar que guarda aquele pãozinho para o lanche de que a nossa avó, o Agente da GNR que vai verificar sempre como está aquele casal amigo idoso que vive isolado, à Terapeuta da fala do nosso priminho, à Professora de Matemática que tanto incentivou o nosso filho a estudar durante a pandemia. E também, às amigas que nos ouvem, que às vezes de longe se preocupam e movem montanhas para estar um bocadinho connosco, ao Marido que sabe respeitar os nossos bons e maus momentos de igual forma, aos nossos filhos que são tantas vezes preteridos por conta do trabalho, tarefas, obrigações…
Vamos agradecer, vamos dizer-lhes que eles são importantes na nossa vida e que cada um deles faz falta. Perguntar-lhes se está tudo bem e se precisam de alguma coisa, se podemos ajudar e retribuir de alguma maneira.
Sermos felizes neste agradecimento e chegar ao fim do dia de coração cheio!
Por vezes somos tímidos com as palavras, assim decidimos deixar por aqui uma ou duas ideias para acompanhar toda essa gratidão!
Que tal um bolinho decorado com motivos natalícios? Quem resiste a um delicioso bolo?
Pode utilizar qualquer receita, não há que complicar! Um bolo, um prato bonito que também faz parte do presente, nós utilizámos um pequeno tabuleiro de madeira. Apanhámos umas verduras que lavámos e secámos, para colocar à volta do bolo e para garantir que a seiva das plantas não passa para o bolo basta colocar entre este e as verduras uma rodela de papel de ir ao forno. Creme feito com natas batidas, bengalinhas doces e drageias em forma de estrelinhas foi o que utilizámos para o topo do bolo. O importante é combinar as cores e a partir daí brincar com a decoração!
Haverá maneira mais doce de dizer obrigada?
Coroa de pão de sal
Para envolver as crianças nesta terna tarefa de agradecer que tal fazer uma coroa de pão fingida decorada em jeito de centro de mesa?
Vão precisar de:
- 3 chávenas de farinha
- 1 chávena de sal fino
- 1 chávena de àgua quente
- 1 gema de ovo (opcional)
Opcional também, para aromatizar, canela, cravinho, cardamomo, noz moscada e óleo de laranja q.b.
Juntar os secos, depois numa covinha no meio verter a àgua.
O truque é amassar, amassar, amassar, e juntar um pouco de mais àgua se necessário, a massa terá de estar fácil de manusear e estender sem colar aos dedos.
Fazer pequenas coroas redondas com um buraco no meio.
Levar ao forno a 185º durante 45 minutos a 1 hora dependento do tipo de forno e até garantir que estão cozidas e bem firmes.
Deixar arrefecer antes de decorar.
Utilizámos cogumelos e azevinhos em massapão, bengalas doces e envolvemos com cipestre, na certeza que durante a época de Natal estará bonito!
Porque não ramos de Oliveira, e decorar com casca de laranja seca e desenhos de uma mistura de açúcar em pá e limão?
Ofereça num prato ou numa caixinha com uma fita bonita!
Obviamente esta coroa não é para comer apenas para enfeitar!!!
Mas vai deixar a mesa de qualquer casa mais natalícia!
Mãos na massa!
Subscreva a newsletter da PIMPO
Receba semanalmente no seu e-mail uma seleção de atividades da PIMPO.
Não enviamos spam, poderá cancelar a newsletter a qualquer momento.